NOTE! This site uses cookies and similar technologies.

If you not change browser settings, you agree to it.

I understand

Reporting the underreported about the plan of action for People, Planet and Prosperity, and efforts to make the promise of the SDGs a reality.
A project of the Non-profit International Press Syndicate Group with IDN as the Flagship Agency in partnership with Soka Gakkai International in consultative status with ECOSOC.


SGI Soka Gakkai International

 

Atletas Líderes Sublinham o Papel do Desporto na Construção de um Mundo Melhor para Todos

Por J Nastranis

NEW YORK (IDN) - As Nações Unidas estão convencidas de que o desporto promove valores como a diversidade, tolerância e respeito e contribui para o empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades, bem como para a saúde, educação e para os objetivos de inclusão social. Com este mote, o gabinete do Departamento de Comunicação Global da ONU a nível do país iniciou a Zona ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em Tóquio, intitulada "Juntar-se no desporto para que os ODS progridam".

As três primeiras sessões da Zona com os temas "desporto para o desenvolvimento e a paz", "desporto para a sustentabilidade e a ação climática" e "refletir sobre a diversidade do género e do desporto" realizaram-se entre 28 e 30 de julho. As seis sessões da Zona ODS, a decorrer em Tóquio entre 25 e 27 de agosto de 2021, terão os seguintes temas: "qual a visão dos atletas paraolímpicos sobre 'Desporto e Possibilidades' ", "construindo cidades através da evolução do desporto" e "um legado para a próxima geração para além de Tóquio 2020".

As sessões da ZONA ODS são realizadas em colaboração com a Asahi Shimbun Company. Explicando a motivação por detrás da Zona ODS, a ONU diz: nesta primeira série da Zona dos Média ODS, organizada inteiramente pelo gabinete do Departamento de Comunicação Global da ONU ao nível do país, os atletas juntam-se a influentes e inovadores da sociedade civil, do sector empresarial, das universidades, dos governos nacionais e locais e do sistema das Nações Unidas de uma vasta gama de regiões, para discutir como o poder do desporto contribui para a resolução de questões globais. [Veja o programa completo.]

Em discussões online lideradas pela ONU, realizadas para coincidir com os Jogos Olímpicos de Tóquio de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, atletas líderes, influenciadores e inovadores têm partilhado as suas ideias sobre o papel que o desporto pode desempenhar na construção de um mundo melhor para todos.

"O desporto torna-se algo que pode mudar a vida dos refugiados que vivem em campos de refugiados. Porque podem alcançar algo, podem ultrapassar tudo o que sofreram... e isso dá-lhes uma base", disse Pur Biel, membro da primeira equipa olímpica de refugiados nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, e Embaixador da Boa Vontade da agência das Nações Unidas para os refugiados, ACNUR .

Pur Biel, um participante na Zona ODS da ONU em Tóquio, na série de conversações online que decorreram até 8 de agosto, explicou como o desporto o ajudou a ultrapassar experiências traumáticas no seu país de origem, o Sul do Sudão.

A mensagem do atleta foi reforçada pelos muitos outros oradores, que partilharam uma mensagem comum; que o desporto pode influenciar uma transformação positiva no mundo, desde levar esperança aos refugiados, até encorajar a ação climática e construir sociedades onde todos se possam distinguir, independentemente da sua origem.

Tsuyoshi Kitazawa, um ex-jogador da seleção nacional de futebol do Japão, salientou o papel do desporto na construção de pontes: "o que quer que se sinta nos Jogos é possível porque o mundo está a jogar como uma só equipa", disse ele. Izumi Nakamitsu, Subsecretário-Geral da ONU e Alto Representante para os Assuntos de Desarmamento, acrescentou que os valores que o desporto promove, tais como o respeito mútuo, trabalho de equipa, igualdade e fair play, são muito semelhantes aos que ajudam a promover o desenvolvimento da paz.

No vídeo focado na sustentabilidade e ação climática, Hannah Mills, uma velejadora olímpica e fundadora do movimento Big Plastic Pledge para acabar com o plástico de uso único, observou que os atletas podem ter uma influência positiva nos negócios e marcas que os apoiam como patrocinadores.

A Hannah Mils juntou-se o astronauta japonês Soichi Noguchi, que regressou do seu terceiro voo espacial em maio, e Archana Soreng, membro do Grupo Consultivo da Juventude sobre Alterações Climáticas do Secretário-Geral da ONU. Concordaram que a cooperação entre diferentes grupos, que muitas vezes têm interesses diferentes, deve juntar-se para salvar a Terra.

Durante o vídeo focado na diversidade no desporto, Aya Medany, uma ex-atleta olímpica que representou o Egipto no Pentatlo Moderno, e Etsuko Ogasawara, Directora Executiva do Centro Japonês de Investigação sobre as Mulheres no Desporto da Universidade de Juntendo, descreveram como as mulheres estão sub-representadas, particularmente como treinadoras e noutros papéis de apoio a atletas.

Fumino Sugiyama, copresidente da Tokyo Rainbow Pride, um evento que celebra a comunidade LGBT da cidade, partilhou a sua própria luta para continuar a sua carreira como atleta, enquanto revelava a sua identidade transexual. "Se o mundo do desporto puder mover-se numa direcção onde qualquer pessoa possa realmente participar sem medo", disse, "isso ajudará a criar uma sociedade onde ninguém é deixado para trás".

"O desporto está próximo da vida das pessoas, trazendo alegria e inspiração", observou Kaoru Nemoto, chefe do Centro de Informação da ONU em Tóquio. "O desporto proporciona-nos coragem e determinação, que são mais necessárias do que nunca para atravessar este momento difícil da pandemia COVID-19. Através destas conversas, esperamos destacar as formas como o desporto serve de potenciador para a progressão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para um mundo mais verde, mais igual, inclusivo e sustentável para todos". [IDN-InDepthNews — 15 de agosto de 2021]

Fotografia: O refugiado sul-sudanês, Yiech Pur Biel, corre os 800 metros pela Equipa Olímpica de Refugiados no Rio de Janeiro. (Agosto de 2016) © ACNUR/Benjamin Loyseau

Newsletter

Striving

Striving for People Planet and Peace 2021

Mapting

MAPTING

Partners

SDG Media Compact


Please publish modules in offcanvas position.